quinta-feira, 26 de maio de 2011

APEC E O SEU TREINAMENTO NO TRABALHO COM CRIANÇAS

Apresentando a APEC

A APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças foi fundada em 1937, nos Estados Unidos da América, pelo Rev. Jesse Irvin Overholtzer, um homem a quem Deus deu a visão dos meninos e das meninas que precisavam do Salvador.
O Brasil foi o segundo país a ter este ministério organizado. O trabalho da APEC está estabelecido em nosso país desde 1941 e é autônomo em relação à Sede Internacional, possuindo direção, expansão e sustento nacionais.
Hoje, nossa proposta ainda é a mesma do fundador. A APEC é uma obra de fé, fundamentada na Bíblia, formada por crentes nascidos de novo, que visa evangelizar crianças apresentando-lhes o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, discipulá-las na Palavra de Deus e encaminhá-las a uma Igreja evangélica onde possam crescer em sua vida cristã.

APEC: Um ministério que se preocupa com as crianças de todo o mundo.

1) A APEC quer alcançar as crianças com o Evangelho sem discriminação de raça, cor ou posição social. Nossa preocupação em procurar evangelizá-las existe porque “nenhum destes pequeninos pode perecer”.

“Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só deste pequeninos.” (Mateus 18:14)

2) A APEC se preocupa com o discipulado das crianças

As crianças devem ser discipuladas em suas vidas cristãs por meio da Palavra de Deus.
Elas precisam “crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.

3) A APEC se preocupa com o encaminhamento das crianças a Igrejas que crêem na Palavra de Deus

As crianças evangelizadas precisam frequentar uma igreja onde possam continuar crescendo gradativamente. Desta maneira, a APEC serve à Igreja e ajuda a criança no seu crescimento.

4) A APEC se preocupa com a excelência no treinamento de professores e líderes

As crianças precisam de professores bem treinados que usem um bom material, que equilibre conteúdo com criatividade.

5) A APEC se preocupa em causar um impacto vital na evangelização mundial

Atualmente, a APEC atua em todos os continentes, tendo ministério organizado em 168 países, com mais de 1.400 obreiros. A ênfase da APEC é treinar e equipar líderes e obreiros.
No Brasil o desafio é alcançar para Cristo as 50 milhões de crianças. Nunca o desafio foi tão grande.
A APEC está mobilizando a igreja brasileira a participar ativamente desta obra.

6) A APEC realiza seu trabalho através de treinamento, literatura e ministérios

Treinamento – São Programas de Capacitação de excelência para professores e evangelistas que habilitam para os mais variados ministérios com crianças.
Literatura – Compõem-se de material didático, ilustrado e bíblico. Combina conteúdo e criatividade em todos os seus produtos, quer nas Lições Bíblicas, nas Lições Missionárias, nos Cânticos, nas ferramentas para professores e nos recursos pedagógicos. Edita também, há 55 anos, a Revista “O Evangelista de Crianças”.
Ministérios – Promove sua ação em três grandes áreas:
  • Ministérios nos lares,
  • Ministérios nas Igrejas,
  • Ministérios em Instituições e nas Escolas.
Desenvolve também ministérios especiais em Acampamentos, Locais públicos, Projetos especiais, Cursos por correspondências e outros.

7) A APEC se preocupa com o envolvimento de outros cristãos no ministério com as crianças

O desafio, que na verdade vem do coração de Deus, é que os Seus filhos vejam os campos que estão “brancos para a ceifa” e se envolvam no alcance de crianças em todo o mundo.

O reino de Deus precisa:

  • que você se envolva no ministério com crianças;
  • que você seja treinado em métodos eficazes para alcançar as crianças;
  • que você ore diariamente pelo ministério entre as crianças;
  • que você sustente financeiramente a evangelização das crianças.

Há lugar na APEC para você! Participe!





























 
Repesentante da APEC - Teresina PI. em um treinamento para líderes do Ministério de Crianças da Igreja Batista da Paz - CaxiasMA.




 

Treinamento em Caxias - MA.




AP. PAULO JORGE E PASTORA SILVIA - ´Presidentes da IBPAZ
Representantes de todas as Congregações que são ligadas a IBPAZ se envolveram no treinamento para dinamizar o trabalho com as crianças em suas igrejas.




No trabalho com crianças, há uma gande importância do dinamismo e envolvimento do professor.


Irmã Leda, representando a Igreja da Cohab.


Além da parte teórica, o Treinamento conta com o momento de oficina pra confecção dos recursos didáticos, que na sua maioria são de material reciclado.
A Igreja Batista da Paz agradece a APEC pelo Treinamento.

RELATÓRIO PARA MULTIPLICAÇÃO DE CELULA - GERAÇÃO A. JESUS E WILDETE

RELATÓRIO DE MACRO CÉLULA PARA MULTIPLICAÇÃO DO MÊS DE AGOSTO / 2010.

GERAÇÃO DE ANTONIO DE JESUS E WILDETE DA SILVA SANTOS
LOCAL: Trav. Padre Gerosa, 836 – Centro
DATA: 23/ 08/10


RELATÓRIO PARA APRECIAÇÃO, APROVAÇÃO E/ OU REPROVAÇÃO DO AP. PAULO JORGE E PRA. SILVIA

Texto: Ezequiel 2


JUSTIFICATIVA

Dentro de visão celular, o maior princípio a ser seguido e o cumprimento do IDE.  Essa é uma convocação para todo àquele que é cristão. Observou-se nesses últimos anos, que as células se tornaram uma reunião de “crentes”, onde as pessoas se reunião para receber uma ministração da Palavra de Deus, deixando de lado o foco principal que é levar visitantes para ouvirem a mensagem de Salvação.
Sempre houve um direcionamento do pastor em despertar nos crentes que já está a algum tempo na igreja, para que se levantem com o propósito de conquistar vidas e formar suas células e assim voltarmos a ter multiplicações expressivas e periódicas, com uma consolidação mais substancial e eficaz. Com base nessa convocação reuniu-se nesta segunda-feira dia 24/08/2010, a geração de Antonio de Jesus e Wildete com sua liderança para juntos expor as situações mais emergentes, direcionar para uma conquista, trabalhar o aspecto da unidade e da aliança com a igreja, com os pastores e líderes, e traçar estratégias para alcançar vidas através do evangelismo e das reuniões de célula. Com base no exposto pelos líderes, houve um crescimento pouco expressivo nesses últimos anos, por falta de pessoas que desejem liderar. Com isso gerou uma sobrecarga para os líderes, pois quando as células possuem uma grande quantidade de discípulos ficam estagnadas e não dão frutos, transformando-se em “reuniões de crente”, desviando-se assim do objetivo principal: ganhar vidas.
Ao fazer a convocação para a liderança, optou-se por convidar também alguns discípulos que tem ganhado vidas, outros que já estão trabalhando nas células. Assim ministrar em suas vidas a importância que cada um tem no Reino de Deus: Ser profeta. ( Ez. 2).

PESSOAS ENVOLVIDAS (Convidadas pelos líderes de geração):

Antonio de Jesus e Wildete – líderes de geração

José Alves e Lourdes; Hélio Lobo e Firmina; Marcos e Francileide; Conceição Macedo; José Miguel e Célia; Francinildo e Francisca.

OBJETIVO:
  • Avaliar a real situação de cada célula das duas gerações;
  • Conscientizar sobre a importância de uma multiplicação para que haja um crescimento expressivo nas gerações;
  • Convocar os irmãos a rebanhar as vidas já conquistadas para formarem suas células;
  • Trabalhar no líder a importância de “liberar” o discípulo pra que ele cresça nessa nova etapa do “Enviar”
  • Repassar o material do Ap. Silvio Antonio aos líderes e disseminar a idéia de se criar uma corrente sólida para que tenhamos um representante evangélico nessa eleição que se aproxima

RECURSOS:
Bíblia Sagrada, Louvor: Leva-me aos sedentos, Livros Evangélicos (brindes), Oração (no início e no fim da reunião), Lanche.

ESTRATÉGIA:
Convocação para lideres das duas gerações e discípulos que acreditamos estarem preparados para receber células, orando em agradecimento pela vida de cada um e pedindo o direcionamento da reunião ao Senhor, fazendo a leitura da Palavra em Ez.2, pedindo que cada líder faça um relato de sua célula e nos indique as pessoas que estão aptas a liderar uma célula; falando sobre a necessidade do líder acompanhar o novo líder e sua célula e juntos conquistarem novas vidas, resolver algum obstáculo juntos e com diálogo, para incentivar o crescimento, encerrando a reunião com uma oração de gratidão e oferecendo um lanche aos convidados.

CONCLUSÃO:

Através do exposto na reunião observou-se que as gerações poderão crescer de forma mais sadia se houver uma multiplicação. Dentro das células, foram apresentados como candidatos a novos líderes para serem apresentados ao Ap. Paulo Jorge e aguardar seu posicionamento:

1 - José Miguel (já se reúne em caráter preparatório com Antonio Campos e Arnaldo no Bacuri, sob a coordenação do líder A. de Jesus e da companhia de sua esposa Célia)

Resultado das reuniões: tem três vidas ganhas: sogro do Arnaldo, Maria de Jesus (roxinha) e Jefferson.

Dificuldade encontrada na célula:
  • Esfriamento de um dos novos crentes (encontra-se novamente em fase de consolidação).
  • Acesso para uma freqüência regular por falta de transporte – (um idoso e uma com bebê recém-nascido).

Ponto positivo: Compromisso do casal (José Miguel e Célia) na célula e a facilidade que possuem em visitar e consolidar e desejam que novos casais também sejam ganhos para Cristo.

2 – Francinildo e Francisca – Estão em caráter preparatório fazendo reuniões no bairro: Baixinha.

Resultado das reuniões: Vidas ganhas: homens,  mulheres e casais.

Dificuldade encontrada na célula:
  • Acesso aos cultos de forma mais freqüente por falta de acessibilidade (bairro distante do centro)
  • O casal apresentado para serem líderes ainda não está freqüentando a Escola de Líderes, mas já estão compromissados a iniciarem na nova turma.
Ponto positivo: Compromisso do casal (Francinildo e Francisca) na célula e a facilidade que possuem em consolidar. São exímios conselheiros e se mostram dispostos ao novo desafio na escada do sucesso.

3 – Marcos e Francileide - Há um bom tempo freqüentam a célula da Firmina. O casal sempre a ajuda nas reuniões.

Resultado das reuniões: Francileide freqüenta a célula da Firmina e aproveitou para trazer suas duas discípulas (Dalva e Assunção) para reunirem-se na mesma célula. O casal ajudou na reconciliação da esposa do ir. Figueira que estavam fria na fé.

Dificuldade encontrada na célula:
  • Acesso aos cultos de forma mais freqüente por falta de acessibilidade (bairro distante do centro) e precisa de um local para fazer suas reuniões. (disponibilizada a casa da ir. Wildete para realizar as reuniões)


Ponto positivo: O casal (Marcos e Francileide) ao serem desafiados a uma liderança sentiu muito entusiasmo com a proposta. É um casal decente, vida equilibrada, e apresentam maturidade. Precisando apenas de um investimento maior para uma conquista de sucesso.

4 – José Alves e Lourdes – José Alves já é um líder e Lourdes encontrava muita dificuldade em conciliar atividades de casa com a célula, que às vezes coincidia com a célula do esposo e ficava inviável os dois saírem para lugares diferente. Há um bom tempo Lourdes freqüenta a célula da Célia. Foi anfitriã por muito tempo da célula, mas com a mudança de endereço no período das chuvas, houve uma perca de referência para as reuniões. Gostaria muito de estar auxiliando o esposo na mesma célula e acreditam que essa junção dará muitos frutos.

Resultado das reuniões: Célia não vê nenhum problema em liberar a discípula que haja um crescimento na conquista, haja vista que estarão sob a mesma cobertura espiritual dos líderes de geração e pastores da igreja.

Dificuldade encontrada na célula:
  • Caso seja aprovado pelos pastores da igreja, o casal não apresenta nenhuma dificuldade para realização da célula. 

  • Ponto positivo: Mostraram grande entusiasmo em estarem juntos aliançados nessa nova conquista. O esposo acredita que agora será ais fácil envolvê-la mais com a obra de Deus e diz que ficaram em um nível igualitário de responsabilidade, crescimento e conquista.

5 – Wilson (esposo da Eliane) – Estava sem liderança e foi arrebanhado pelo líder A. de Jesus que passou a ir periodicamente para sua casa em caráter de ajuda. Reúnem-se semanalmente. Passou grande período sem acompanhamento, mas tem mostrado desejo de crescer, embora apresente muito medo de não conseguir atingir êxito. Precisa –se urgentemente que essa célula seja legalizada para um maior respaldo da liderança.  

Resultado das reuniões: O local onde acontece às reuniões é favorável para conquista. As pessoas gostam de participar e Deus tem salvado muitas vidas através do casal (Wilson e Eliane). Tem facilidade para consolidar, embora argumente que não tem muita “leitura” e tem receio de frustrar os discípulos, observa-se que possui um carisma muito grande em sua região.

Dificuldade encontrada na célula: A célula precisa de um líder, pois como o líder A. de Jesus precisa acompanhar as outras células, não pode estar presente em toda as reuniões.

Ponto positivo: O Local é um campo que está pronto para a ceifa.
O irmão Wilson é muito respeitado e querido por todos os discípulos de seu bairro.



AVALIAÇÃO:
As gerações de Antonio de Jesus e Wildete apresentam para apreciação do Ap. Paulo Jorge os líderes acima mencionados para a próxima multiplicação (Congresso – 2010)