domingo, 2 de outubro de 2011

I CONGRESSO INTERNACIONAL DAS APAES- ALEX GARCIA - ROMPE PARADIGMAS

Aconteceu em Teresina -PI. O "I Congresso Iternacional das Apaes" nos dias 28-30 de setembro de 2011.

A professora Wildete da Silva Santos, Diretora Pedagógica do Centro de Formação Ministerial Semente de Vida, Coordenadora Pedagógica do curso de Bacharel em Teologia do CFMSV, Vice-Pesidente da Associação Ministerial de Inclusão Social - AMIS, membro da diretoria da Igreja Batista da Paz, professora ativa do CEESP. Profª. Valquiria Araújo Fernandes de Oliveira, na Instituição APAE - Caxias, juntamente com a também professora da APAE e líder de célula Maria da Conceição Macêdo, participaram do evento.

A professoa Wildete fala: 

"Tivemos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos e fazer novas decobertas nos mais variados segmentos da vida de pessoas com deficiência: seus desafios, lutas, conquistas, e principalmente a sua pópria aceitação, como uma pessoa que é especial não por que tem algum tipo de deficiência, mas por romper tabus, e lutar para contruir sua própria identidade. Todo conhecimento adquirido foi para mim uma conquista, um presente de Deus, pois oportunizou-me a reflexões mais sistematizadas sobre os temas em discussões. A minha maior tristeza, foi ao encerrar o evento, me auto avaliar e fazer uma reflexão na nossa forma de agir, de se posicionar diante da realidade da pessoa com deficiência no contexto atual e observar que estamos muito longe de ser uma sociedade inclusiva. Precisamos repensar nossos valores e preferências"

Quero fazer referência ao Conferencista Alex Garcia, a pessoa mais bonita e simpática que já conheci. Alex, como ele mesmo diz, é baixinho, cabeçudo, cego, surdo, filho de caminhoneiro, que na sua aparência física nada tem que possa atrair a atenção de alguém no requisito "padrão de beleza descrito pela sociedade", mas quando fala, tem o poder de atrair a atenção de multidões pela coragem que tem de ser o que é, ser feliz e agradecido a Deus e à sua família pelo que conquistou e vai continuar conquistando durante toda sua vida. 

Vamos conhecer um pouquinho desse grande homem?

Alex Garcia é o primeiro Surdocego brasileiro que cursou uma Universidade.


Alex Garcia nasceu no ano de 1976 na cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Com uma rara síndrome cujas características incluem a Surdocegueira progressiva, além de outras anormalidades. Sempre estudou em escola de ensino regular, já enfrentando grandes dificuldades, mas com com muito orgulho ressalta o papel de sua familia no apoio que teve em todos os objetivos que traçou para sua vida futura. Sair da Subalternidade e construir sua Identidade". Alex Garcia não é o "ceguinho coitadinho', mas é um exemplo de superação, pois conseguiu chegar até a Faculdade. É pós-graduado em Educação Especial - especialização pela UFSM / RS.
É o primeiro Surdocego brasileiro que cursou uma Universidade. Pioneiro no Brasil ao desenvolver a primeira pesquisa em campo para localização de Surdocegos que abrangeu o Estado do RS. Teve como principais apoiadores a Federação Sueca de Surdocegos e a Federação Mundial de Surdocegos. É considerado o "pai" da Surdocegueira no Estado do RS.
Alex Garcia é autor do Livro: “Surdocegueira: Empírica e Científica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário