CUMPRINDO O IDE
Pastora Wildete, da Igreja Batista da Paz, Caxias-MA em sua viagem de férias não deixou pssar a oportunidade e aceitou o convite do Pr. Francisco Lima para ministrar sobre os casais da igreja.
O evento aconteceu na própria igreja, Todos os preentes foram ricamente abençoados, reviveram momentos de namoro, juras de amor e pedidos de perdão. Deus foi fie em tudo e para coroar esse momento foi servido um delicioso jantar à luz de velas com um fundo musical muito romântico.
Agradecemos a Deus pelas bençãos liberadas sobre cada casal nesta noite.
A Igreja está de parabéns pela iniciativa. Que Deus cotinue operando maravilhas neste lugar.
PREGAÇÃO PARA A REDE DE CASAIS
Pra. Wildete da Silva Santos
Em: 01/08/10
O AMOR ÁGAPE E O AMOR EROS: JUNÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DO CASAMENTO
A Base do amor de Deus em relação a sua criação está centrada na família.
INTRODUÇÃO
Muitos casamentos hoje estão fadados ao fracasso. A Harmonia, o respeito, a amizade, a famosa compatibilidade de gênios, a falta de comunicação tem sido hoje os maiores opositores das verdades descritas na Bíblia. Leis que legalizam o homossexualismo, adoção de crianças por homossexuais, pastores se prostituindo, traindo suas esposas, escandalizando o evangelho. Filhos de crentes mais pervertidos do que os ímpios.... Tudo isso, fez com que a banalização do casamento se tornasse uma realidade. Casamentos hoje são meros contratos que tem data marcada para terminar.
Muitas pessoas se casam e dizem que: “enquanto a gente se curtir, a gente vai levando e quando não der mais, cada um pro seu lado". Isso é maligno e abre uma legalidade para que as pessoas se frustrem com casamento, com a Bíblia e com o próprio evangelho.
Ultimamente tem havido um desequilíbrio muito grande entre os cônjuges e isso não se limita apenas às pessoas que chamamos “do mundo”. Isso é uma realidade em muitos lares evangélicos. Ou o marido deixou de dar a atenção necessária a sua esposa ou vice versa. A esposa por sua vez está muito ocupada com a administração do lar, as finanças, o trabalho, filhos, e até chegar ao marido, o enfado já tomou conta e adormece. Os maridos por acharem que o importante é suprir a casa com o alimento se entregam ao serviço e faz hora extra e às vezes esquecem até de suprir a carência afetiva da esposa sexualmente, fazendo desse momento um ritual, uma obrigação ou apenas para suprir suas necessidades e isso quebra toda uma aliança, que um dia fizeram diante de um sacerdote.
Não só os maridos, mas as esposas também muitas vezes esquecem as promessas de amar, respeitar, ser fiel na saúde e na tristeza... e assim por diante. E aquilo que era o sonho de uma vida feliz para sempre, deixa a chama apagar e o fogo que ardia dentro de cada um se apaga. Mas quero dizer, que mesmo que essa chama tenha se apagado, o candeeiro ainda está ai dentro de você. Quando deixamos pai e mãe, nos unimos a uma outra pessoa nos comprometendo de se amar por toda vida, seja qual for as circunstância. Seus filhos não devem tomar o lugar de seu esposo ou esposa. Ele é o resultado, é o fruto desse amor.
Para entendermos melhor, Deus em sua infinita sabedoria, colocou na Bíblia o Livro de Cantares ou Cântico dos Cânticos, que relata muito bem como deve ser o relacionamento de um casal apaixonado, que se ama, se completam e que gostam de estar perto um do outro. Salomão e Sulamita. O livro de Cantares não deve ser visto e nem interpretado como direcionado para a Igreja, uma exaltação alegórica da aliança de Deus com Israel. Se Deus é família, certamente havia no seu coração o desejo de orientar esse ser criado para a procriação que é a sua imagem e semelhança.
Cantares, na essência, livro de uma linguagem bela, apaixonada e viva da relação de um homem com uma mulher.
Texto Áureo – Cantares 7
DESENVOLVIMENTO
O Casamento deve ser uma junção completa. Quando conhecemos alguém, primeiro surge a simpatia, o carinho, o respeito e a saudade desse alguém que de certa forma sua presença nos faz bem. Gostamos de estar perto da pessoa. No nosso íntimo sabemos quando essa simpatia vai além de uma simples amizade. O olhar se torna diferente. O toque na mão parece estar com uma carga elétrica de 220 volts.
Salomão e Sulamita são a representação de esposos amantes, amigos e sábios. Às vezes até se aborreciam com algumas coisas do cotidiano, mas o amor que sentiam um pelo outro superava qualquer problema. Eles se conheciam na intimidade. Se formos analisar os elogios que eles trocam um para o outro, a gente pode até imaginar: quem não tem saudade de um esposo ou uma esposa assim?
Quando lemos o livro de Cantares ficamos encantados com o romantismo e a sensualidade dos amantes, o Rei Salomão e a sua amada Sulamita, e quando ela afirma que o seu amado tem saudades dela, fico, aqui com meus botões, imaginando como é bom saber que a amada(o) da nossa alma tem saudades de nós. E atentando para o texto descobrimos que não é sem razão que ele tenha saudades . Qual o homem que não teria saudades de uma mulher como a Sulamita? Vamos ver juntos, as qualidades dessa mulher,essa amante incrível. Vamos descobrir porque o seu marido tem sentimentos ardentes por ela.
1-Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho: Ela mostra desejo pelo seu amado e faz uma comparação elogiosa sobre o beijo do amado, dizendo que é melhor, mais saboroso que o vinho, desejável e inebriante. Que o beijo do amado lhe rouba os sentidos.
2-Eu sou morena, mas agradável, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão: Veja que ousadia, ela diz que é uma morena agradável, ela tem a sua auto-estima lá em cima.
2.1 – Sulamita se prepara para receber seu esposo. Perfuma-se, se arruma toda, passa mirra sobre o corpo e quando Salomão chega, fica inebriado com o perfume que exala do corpo de sua amada.
Se aconteceram problemas durante o dia, deixe seu esposo chegar, deixe ele jantar e no momento certo, comunique-lhe sobre os desafios do dia. Existem mulheres que mais parecem bruxas, que não largam a vassoura, não sai da pia... O mais importante para ela é o chão limpo do que um beijo e uma palavra de carinho ao seu amado.
Um certo pastor em uma de suas pregações falou que o um homem procura duas virtudes como entre as mais importantes em uma mulher, primeiro um bom sexo, segundo que ela seja uma companhia agradável. Por isso, pare de ser ranzinza, mulher limão, seja agradável com seu homem e logo você poderá falar como a Sulamita “meu amado tem saudades de mim”.
Olha, quem agüenta mulher crítica, exigente, organizada demais, que vive resmungando, difícil de ser agradada. Tem mulher que é duro de amar. Um marido disse outro dia durante um aconselhamento: “Pois é , pastor, mas a Bíblia diz que eu tenho que amar até os meus inimigos, então vamos lá, né ?.” Ele não se referia aos inimigos , mas a esposa sargentona que tinha dentro de casa.
3-Eis que és gentil e agradável, ó amado meu; o nosso leito é viçoso. Ela é uma mulher simples, mas que aprendeu a ter palavras elogiosas nos seus lábios, diz que o seu amado é gentil e agradável e como conseqüência disso as noites de amor são exuberantes. Olha aí o segredo para apimentar a vida conjugal. Marido gentil, cavalheiro, agradável, simpático, que pensa na mulher e não só em si mesmo, merece e tem um “leito viçoso”. Ele sabe aguçar seus desejos através de uma comunicação eficaz e eficiente, quem sabe ele a alegra com fartos elogios, desperta fantasias para serem vividas a dois, por isso ela se desmancha em amores. Veja em cantares 7.
4-Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjures? O meu amado é cândido e rubicundo; ele traz a bandeira entre dez mil. A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo. Os seus olhos são como os das pombas, junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste.As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como colinas de ervas aromáticas; os seus lábios são como lírios que gotejam mirra.As suas mãos são como anéis de ouro, que têm engastadas as turquesas: o seu ventre, como alvo marfim, coberto de safiras. As suas pernas, como colunas de mármore, fundadas sobre bases de ouro puro; o seu parecer, como o Líbano, excelente como os cedros.O seu falar é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém.
Aqui suas amigas perguntam qual o motivo deste amor que ela nutre por ele, porque esse desespero pela presença dele, elas se perguntam o que teria este homem que um outro não tenha, e ela responde, exaltando as qualidades de seu amado, fala bem dele e não mal. Sabe o que é isto, é amor, paixão, mas também é respeito. Mulher que tem sabedoria não fala das deficiências do marido, não faz propaganda negativa, não faz comparação com o galã da TV, com o famoso, com o mais rico, não cria fantasias com outros, mas fala aquilo que é bom no seu marido, apresenta o que ele tem de melhor. Não fica focada nos defeitos, mas sim, nas suas qualidades e virtudes .
Certa noite eu assistia o noticiário na TV quando passou uma reportagem sobre um homem que estava preso e foi posto em liberdade condicional pelo juiz da comarca. Passado três dias ele volta ao fórum e pede ao mesmo juiz que o recolha de novo à prisão, pois ele não agüentava mais a sua mulher, pois ela era muito implicante, de modo que seria melhor permanecer preso do que viver com ela. Já pensou que esposa era aquela? Que o Senhor nos livre de uma mulher assim.
Certa noite eu assistia o noticiário na TV quando passou uma reportagem sobre um homem que estava preso e foi posto em liberdade condicional pelo juiz da comarca. Passado três dias ele volta ao fórum e pede ao mesmo juiz que o recolha de novo à prisão, pois ele não agüentava mais a sua mulher, pois ela era muito implicante, de modo que seria melhor permanecer preso do que viver com ela. Já pensou que esposa era aquela? Que o Senhor nos livre de uma mulher assim.
5- O Marido é o responsável por tirar da mulher o enfado, a preocupação. Levantar o auto-astral dela. O meu amado fala e me diz: Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem. Porque, eis que passou o Inverno: a chuva cessou, e se foi: Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra:A figueira já deu os seus figuinhos, e as vides em flor exalam o seu aroma: levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem. Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face aprazível.Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.
Aqui podemos ver o amado convidando a esposa para dar uma volta, para passear, saírem os dois juntos e namorar. Existem maridos, que não convidam a esposa nem para ir a feira, comprar o que ela precisa no dia a dia. Ele é quem sabe o quanto custa, então ele é quem deve ir, mesmo porque tem que controlar as finanças da casa. Olha, vem comigo, deixa essa tristeza, saia dessa depressão, vamos celebrar a vida juntos. Chega de choramingos por causa de filhos, de problemas, de escassez. Nós prometemos nos ajudar mesmo nos momentos difíceis. O tempo de cantar chegou para nossa vida, vem comigo, dá-me o ar da sua graça, venha!! Você é importante para mim, vamos eliminar das nossas vidas tudo aquilo que nos atrapalha, as picuinhas, as implicâncias, essas coisas que nos afasta um do outro, vamos celebrar o nosso amor. Salomão demonstra que não é um homem rancoroso, mas sim, é aquele que cria espaço para o perdão e dá uma nova chance para a paz entre eles quando isso se faz necessário.
6 – Os cônjuges devem fazer do seu leito um lugar de carícias, de troca, de intimidade profunda. A cama não é um ringue. Sulamita era acariciada por seu amado ele conhece muito bem o corpo de sua amada. Não há mulher que resista a um carinho. Mesmo que estejamos cansadas, se focalizarmos nossa mente para o momento da consumação do amor o ato sexual será recheado de fantasias, de prazer, de alegria, satisfação mútua e plena. Deixe as luvas na cozinha e se prepare para uma noite de delícias ao lado do seu amado. (Ler versículos)
Conclusão:
Que o casal celebre o prazer de se pertencer, que os dois sintam saudades um do outro. Que a esposa se empenhe em ser agradável ao seu marido; que ele corresponda e seja doce no seu falar e totalmente desejável para sua esposa. Que este momento hoje, seja um recomeço para despertar em cada um de nós como esposos e esposas o amor que está ai, adormecido, que não tem sido regado e nem adubado de forma certa.
Profetizo que o primeiro amor renasça que a paixão floresça e que a vida em comum seja uma delícia. Que o perdão seja liberado, que as pequenas desavenças sejam deixadas no canto do esquecimento. Que o lar de cada um de vocês seja um ninho de amor, aonde o bem de Deus chega, onde o cuidado de um para com o outro seja visível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário