Honra de Pai
“O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo?” Ml 1.6a.
Introdução:
A família é o primeiro grupo social a que pertencemos. Neste grupo fundamentado por Deus temos a referência dos pais. Quando neste nível somos instruídos da forma correta, seremos equilibrados em todos os demais níveis de grupos a que pertencermos. No discipulado do Corpo de Cristo, vemos um desafio, discípulos que nunca honraram seus pais têm dificuldades de honrar seus discipuladores.
- Significado de Honra. A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar.
· Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição. Por exemplo, algumas pessoas podem não concordar com as decisões de seu presidente, mas ainda deve respeitar sua posição como líder de seu país. Semelhantemente, filhos de todas as idades devem honrar seus pais, quer seus pais “mereçam” ou não.
· Na cultura hebraica na há honra sem custos financeiros (Mateus 15.3-6).
- Honrar como mandamento.
· Ele tanto valoriza honrar aos pais que incluiu esse princípio nos 10 mandamentos (Êxodo 20:12) e novamente no Novo Testamento: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” (Efésios 6:1-3).
· Durante a época do Velho Testamento, falar mal contra os pais ou rebelar-se contra as suas instruções resultava em punição capital (Êxodo 21:15-17; Mateus 15:14)!
· Salomão, o homem mais sábio que já existiu, encorajou os filhos a respeitarem seus pais (Provérbios 1:8; 13:1; 30:17). Apesar de que talvez não estejamos mais sob sua autoridade, não podemos ignorar o comando de Deus de honrar nossos pais. Até Jesus, Deus Filho, submeteu-se aos Seus pais terrenos e ao seu Pai Celestial (Mateus 26:39; Lucas 2:51).
- A elevada honra.
· Enquanto aqueles que honram seus pais são abençoados (Jeremias 35:14,15,16,19),
· Uma característica daqueles com uma “mente corrompida” e daqueles que não agradam a Deus nos últimos dias é desobediência aos pais (Romanos 1:30; 2 Timóteo 3:2).
Ap. Paulo Jorge Tavares
Nenhum comentário:
Postar um comentário