domingo, 18 de dezembro de 2011

AS MEDIDAS DO AMOR DE DEUS

(Jo 3.16)

Introdução:
Toda a Bíblia é uma declaração do amor do Pai pela humanidade caída. A criação revela todo o cuidado divino por nossas vidas. E a pregação do evangelho mostra o Pai celestial ainda em busca do filho desviado deste amor para trazer-lhe restauração. Hoje é uma oportunidade para você conhecer um pouco mais do amor de Deus.

1  – A Altura do Amor de Deus (João 3.16ª).
Porque Deus amou o mundo de tal maneira”
A altura do amor divino fala do seu interesse por nós como pessoa. O autor não encontrou uma palavra para poder expressar o elevado amor do Pai “...de tal maneira”! Deus ama todas as pessoas, independente de cor, raça, língua, condição financeira, etc. Isaías 49.15 afirma que o amor divino ultrapassa o amor materno.
Uma das grandes mentiras do Diabo é negar o amor de Deus às pessoas. Fazendo isto, tira-lhes a base de segurança espiritual e emocional, e assim, esta pessoa segue a vida completamente destruída. Todos os dias vemos pessoas se refugiando nos vícios, no material e no engano espiritual, porque lhes falta a certeza de que Deus as aceita e pode perdoá-las plenamente e lhes dá uma nova vida.
Podemos afirmar que Deus ama o pecador embora despreze o pecado. Crer que é amado pelo Senhor é a base de uma vida feliz e sem condenação.
2  – A profundidade do amor de Deus (João 3.16b).
“... Que deu o seu Filho unigênito...”.
O amor sempre se expressa. Qual a prova de que Deus me ama? Romanos 5.8 nos ensina que a vinda do Senhor Jesus para nos salvar morrendo na cruz e ressuscitando é a prova deste profundo amor. Havia uma dívida que o ser humano não podia pagar diante da justiça divina. O homem tornou-se pecador e precisava ser justificado ou resgatado. Um resgate só pode ser feito se alguém tiver condição de resgatar ou pagar a dívida do réu. Nenhum homem poderia fazer isto, pois todos estavam sob a mesma condenação (Rm 3. 9-12; 23). Aqui se manifesta o profundo amor de Deus, Ele se tornou um de nós e viveu sem pecado para assumir a nossa dívida e poder resgatar todos os que Nele crêem. Se o problema do homem é o pecado Jesus é a solução (Fp 2.5-8).
3  – A largura do amor de Deus (João 3.16c).
“... para que todo o nele crê não pereça...”.
A largura do amor de Deus fala do alcance deste amor. A ênfase acima nos mostra que todos os homens são alvos deste amor. Aquele que está atolado no mais baixo nível de perdição também é amado por Deus. Quando alguém crê no amor de Deus, aciona a força mais poderosa do universo capaz de quebrar todos os argumentos ou mentiras de Satanás e abrir as portas da salvação e libertação. Veja o Exemplo do Ap. Paulo em 1 Tm 1.13-14.
4  – O comprimento do amor de Deus (João 3.16d).
“... mas tenha a vida eterna”.
O comprimento fala daquilo que Deus deseja dá a cada ser humano que crê no seu amor. Quando amamos alguém, expressando este amor fazendo o bem. Deus quer dá ao homem aquilo que ele perdeu – a vida. A vida eterna significa a própria vida de Deus, ou seja, seu perdão, sua libertação, sua cura, sua prosperidade e a certeza de viver para sempre em segurança com Deus. Para aqueles que não crêem nesse amor, existe uma vida completamente diferente (1 Ts 1.8-9; Ap 21.8).
Em 1 Co 2.9, nos ensina que aquilo que Deus tem guardado para os que o amam está além do que se pode vê ou ouvir. Aleluia esta promessa pode ser sua, basta se abrir para este amor.
Hoje é uma oportunidade para você crê e se render ao amor do Pai celestial, desejando ser livre de tudo aquilo que não Lhe agrada e viver uma vida nova.




Ap. Paulo Jorge Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário