domingo, 4 de dezembro de 2011

ORAÇÃO COMO UMA DAS BASES PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA

1. INTRODUÇÃO
 Lucinete Vieira
Com base nas próprias Escrituras, observa-se que é uma ordenança e um ensinamento do próprio Cristo em fazer de cada um de seus seguidores, homens e mulheres que exerçam a autoridade que lhes foi dada utilizando-se da oração como uma arma para vencer todas as investidas do nosso maior inimigo: Satanás. Em Mateus capítulo IV, faz referência ao confronto que o próprio Cristo teve com Satanás e o venceu resistindo aos seus argumentos e perseverando no propósito que tinha em ser alimentado pelo próprio Deus. Ao analisar tal situação, o homem e a mulher de Deus precisa ter o discernimento do Espírito para entender que o alvo de Satanás é exercer poder sobre todos, mas a exemplo de Cristo, precisamos permanecer firme, olhando direto para o autor e consumador da vida e vencer todas as batalhas que virão.
Todo cristão deve ter uma vida de oração. Isso é Bíblico. O próprio Senhor Jesus orava. Ainda em Mateus 4:2 lê-se que Ele passou um período de quarenta dias recolhido em um monte em constante oração.  O mesmo Senhor incluiu em suas recomendações no Sermão da Montanha (Mateus 6:16-18) e deu o seu exemplo, se desprovendo de tudo a favor da humanidade. Isso demonstra, que a oração intercessória com a correta motivação trará resultados:  “e teu Pai, que vêm em secreto, te recompensará” (Mateus 6:18).
 Fazendo referências ainda sobre oração, em Lucas 5:35, Jesus afirmou que após a sua partida os seus discípulos teriam a necessidade de estarem sempre vigilantes em oração, fortalecendo-se assim o espírito. Ao analisarmos o Novo Testamento, observa-se que o mesmo é composto de um grande arsenal de referências sobre a importância de o cristão estar em comunhão com Cristo. Além do que é citado nesse versículo, a Bíblia nos apresenta uma galeria de homens e mulheres de Deus que praticaram tais ordenança:  Moisés (Êxodo 34:28; Deuteronômio 9:9, 18), Davi (2 Samuel 12:16), Esdras (Esdras 8:21-23), Neemias (Neemias 1:4), Ester (Ester 4:16), Daniel (Daniel 9:3), Ana (Lucas 2:37), dentre outros.
Por tudo isto não resta dúvidas que a oração, é prática necessária para os crentes poderem crescer espiritualmente e para que a Igreja alcance excelência no exercício de seus ministérios. A liderança que cresce é aquela que está em sintonia com o sobrenatural de Deus, através da concordância do homem na Terra com o seu Mestre: “aquilo que ligares na terra, também será ligado no céu”. Dentro desta argumentação bíblica, o presente trabalho tem como objetivo maior disseminar na vida de cada discípulo, a importância da oração como prática efetiva e diária para sustentação do mover do Espírito de Deus nas suas vidas e fortalecimento do corpo de cristo. “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei”. (Ez 22:30). Baseado nesse versículo faz-se necessário uma análise sobre a importância da oração intercessória, sua base, e os seus efeitos na vida daquele que intercede e na vida do que recebe a intercessão, tanto para obter a resposta de uma causa apresentada, como para um crescimento espiritual e o encontro do homem com Deus.
2 O QUE É A ORAÇÃO
A oração é a vontade de Deus dentro de cada um para manifestar na vida do homem para que Deus se mova de tal modo que sua vontade e propósito divino sejam cumpridos nas suas vidas, fazendo que se reconheçam suas falhas e sua necessidade de salvação.
2.1 O Crescimento espiritual por meio da oração
O crescimento da igreja nos dias atuais tem se tornado visível em todas as esferas da sociedade. A espiritualidade do homem é vista como algo necessário para o encorajamento a superar as próprias expectativas, porém tudo isto está acontecendo porque o cristão se apossou da autoridade que possui através do poder da oração intercessória.
2.2 A base e os tipos de oração
Ter um coração limpo diante de Deus trabalhado pelo Espírito Santo, convencendo-se que depende de Deus e do poder d’Ele.
E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.  (Romanos 8:26).
Assim como existiam vários tipos diferentes de sacrifícios que o sacerdote oferecia a Deus (Lev. 2-6) também a oração precisa ser entendida em como ser apresentada a Deus por diferentes tipos:

a) Oração de Ações de Graças – (Jo. 11.41; Sl. 35.18, 50.23, 69.30; Jr. 33.11; II Co. 4.15; Ef. 5. 4,20; Fp.4.6) – atitudes ou atos de gratidão não é simplesmente dizer obrigado, mas a expressão de um coração agradecido.
 
b) Oração de Louvor – (Mt. 6.13c; Sl. 18;19; 75; 81; 84) – Significa elogio. Aplicando a Deus é justamente elogiá-LO por tudo quanto Ele fez e é.

c) Oração de Adoração – (I Cr. 29.10-12; Ne. 9.5-6) - O homem foi criado para adorar ao Criador – (Ef. 1.5-12), e nunca estará completo se não for nesta posição. Neste tipo de oração estão envolvidas quatro atitudes: quebrantamento, humildade, amor e dádiva.

d) Oração de Petição ou Súplica – É o tipo mais comum; arriscamos dizer até que na maioria das vezes não fazemos outro tipo de oração. Mas o Senhor Jesus a ensinou (Mt. 7.7; Jo. 14.13,14 e 16.23,24) e seus apóstolos também.(Fp. 4.6; Tg. 4.2,4; I Pe. 5.6,7).

e) Oração de Dedicação – (Gn. 22.1-18; Mt. 26.39). É uma oração que expressa renúncia, quando estamos em conflito em relação à vontade de Deus voluntariamente nos consagramos e começamos a orar “se for a Tua vontade” e chegamos a dizer: “Pai, eu consagro a Ti o meu livre-arbítrio”.

f) Oração de Entrega – Quando os ataques do mundo coincidem com os da carne, resultando angústia, frustração e desânimo, gerando um conflito entre o homem interior e o homem exterior, e a preocupação parece não ter fim, é a hora de entregar tudo ao Senhor, tomar os fardos e colocá-los ao pé da cruz e descansar n'Ele – (Sl. 37.5; Lc. 23.46; Fp. 4.6,7; I Pe. 5.6,7).

g) Oração de Intercessão – (Jo. 17.9). É tomar o lugar de alguém numa necessidade ou problema, pleiteando a sua causa como se fosse própria. Esta é uma arma muito eficaz na batalha espiritual. Quando alguém está desanimado e até pensando em desistir de seguir a Jesus, levanta-se o intercessor – (Jr. 1.12). A intercessão muda as circunstâncias - (Gn. 18.22,23). Ela faz parte do viver diário dos santos (Ef. 6.18).

Podemos citar outros tipos de oração como de consagração, de renúncia, de libertação, de guerra, etc. precisamos oferecer o sacrifício específico para o momento específico porque orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento. (I Cor. 14:15 ). A Bíblia também nos adverte em não falar o nome do Senhor em vão. Precisamos ter atitudes necessárias ao orar, pedindo alguma benção: Fé e Persistência. (Mt.21.22;), (Mc11.23,24;), (Hb. 4.16), (Lc. 18.1-7)

2 INTERCESSÃO E INTERCESSOR
A intercessão é o momento do derramar do Espírito Santo ao entrar na presença de Deus e interceder por alguém ou determinada situação contraria a vontade de Deus "E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho." (João 14:13). É a ação de orar por outras pessoas.
O papel de mediador em oração era prevalente no Velho Testamento (ex: Abraão, Moisés, Davi, Samuel, Ezequiel, Elias, Jeremias, Ezequiel e Daniel). No entanto, Cristo é retratado no Novo Testamento como o intercessor supremo; e por causa disso toda oração cristã se torna intercessão, já que é oferecida a Deus através de Jesus Cristo. Jesus acabou com a distância que existia entre nós e Deus quando Ele morreu na cruz. Ele foi o mais importante mediador (intercessor) que já existiu. Por causa disso podemos agora interceder em oração a favor de outros cristãos, ou pelos perdidos, pedindo a Deus que lhes conceda arrependimento de acordo com Sua vontade. "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1 Timóteo 2:5). "Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós" (Romanos 8:34).
A Bíblia nos dá um exemplo de um homem que tinha muita ousadia, que mesmo em terra estranha, não se intimidou com os decretos estabelecidos pelo rei Nabucodonosor. Esse perfil é do jovem Daniel, cap. 9, onde ele orou pelo seu povo, o qual tinha abandonado a Deus. Sua oração contém todos os elementos de oração intercessória verdadeira. É em resposta à Palavra de Deus (v. 2); caracterizada por fervor (v.3) e auto-recusa (v.4); identificou-se humildemente com o povo de Deus (v.5); foi fortificada através de confissão (v.5-15); era dependente do caráter de Deus (v. 4,7,9,15); e tinha como objetivo principal a glória de Deus (v.16-19). Como Daniel, os cristãos devem se aproximar de Deus em oração a favor de outras pessoas com uma postura triste pelo pecado e com arrependimento, reconhecendo nossa indignidade e com uma atitude de auto-recusa. Daniel não é arrogante ao se apresentar diante de Deus, fazendo de sua oração uma exigência. Ele se aproxima de Deus e diz: "Sou um pecador", o que na verdade quer dizer: "não tenho o direito de exigir nada". Oração intercessória verdadeira procura não só conhecer a vontade de Deus e ver uma resposta satisfatória, mas vê-la realizada quer nos beneficie ou não, qualquer que seja o custo. Esse tipo de oração procura dar glória a Deus, não a nós mesmos, sempre em favor de alguém. Dentro desse aspecto, observa-se que é dever de todo cristão  oferecer orações intercessórias: todos em autoridade (1 Timóteo 2:2); pastores (Filipenses 1:19); a Igreja (Salmos 122:6); amigos (Jó 42:8); os que não são salvos (Romanos 10:1); os doentes (Tiago 5:14); inimigos (Jeremias 29:7); aqueles que nos perseguem (Mateus 5:44); aqueles que nos abandonam (2 Timóteo 4:16); e enfim, por todos os homens (1Timóteo 2:1).
2.1 Ministérios de Intercessão
Há uma ideia falsa no Cristianismo contemporâneo de que aqueles que oferecem oração intercessória por outras pessoas são uma classe especial de super-Cristãos, chamados por Deus para um ministério de intercessão. Na Bíblia deixa bem claro que todos os Cristãos são chamados para serem intercessores. Todos os Cristãos têm o Espírito Santo em seus corações e, da mesma forma como Ele intercede por nós de acordo com a vontade de Deus (Romanos 8:26-27), devemos interceder uns pelos outros. Isso não é um privilégio limitado apenas a uma elite Cristã exclusiva; esse é um comando para todos. Não oferecer oração intercessória a favor de outras pessoas é pecado. “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós...” (1Samuel 12:23). Com base nessa afirmação, temos como exemplo Pedro e Paulo, pedindo a outras pessoas para intercederem por eles, sem limitar seus pedidos àqueles com um chamado especial à intercessão. “Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele” (Atos 12:5). Toda a igreja estava orando por ele, não apenas aqueles com o dom de intercessão., Paulo exorta os Cristãos.
Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.(Ef. 6: 16 -18).
Paulo pediu por oração a todos os Cristãos Romanos a seu favor: “Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor” (Romanos 15:30). Ele também pediu aos Cristãos da igreja de Colossos para intercederem por ele:
Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado (Colossenses 4:2-3).
Na Bíblia não há nenhum lugar onde pedidos de oração por intercessão é mérito para apenas certo grupo de pessoas. Ao contrário, aqueles que pedem por intercessão vão se beneficiar de todas as orações por eles oferecidas! A ideia de que intercessão é o privilégio e chamado de apenas alguns Cristãos não tem nenhuma base bíblica. Pior ainda, é uma idéia muito destrutiva que pode levar ao orgulho, um sentimento de direito e Gnosticismo. Todos podem fazê-la. Davi diz no salmo 41 que o Senhor se inclina para ouvi-lo, e esse mesmo Deus não mudou, ele continua sendo o mesmo, se inclinando para ouvir as nossas petições.
Biblicamente cristo está fortalecendo o desejo de estarmos na presença de Deus pois a oração do intercessória é um dos pilares mais importante dentro da igreja, é o momento em que só o Espírito vence a carne porque interceder é colocar-se entre satanás e sua força de destruição a favor daquele a quem ele quer destruir. Interceder é também um ato de amor para livrar o oprimido colocar-se diante de Deus com petições por alguém que carece da salvação e através da oração gerando filhos espirituais. "admoesto-te, pois, antes de tudo, que use a prática de súplica, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;" (I Timóteo 2 :1)
2.1 Propósito da oração intercessora
A intercessão é um dos maiores atos de amor que o cristão pode demonstrar em favor de seus semelhantes, independentemente de sua natureza pecaminosa e de toda e qualquer circunstância. Um dos maiores propósitos para que Deus restaure seu povo, livre as pessoas do perigo, sejam curadas física e espiritualmente. “oração e louvor é a suprema linguagem do amor”. (Bíblia da mulher que ora. Pg.15).
Capacita pessoas com autoridade no crescimento da vida cristã e obra pela salvação do próximo e para que todos louvem a Deus. (Sl 67-3-4) tudo o que a Bíblia revela sendo a perfeita vontade de Deus e um motivo apropriado para oração de interseção e entregando-se totalmente diante de Deus pode-se conseguir e conquistar  aquilo que já estar proposto  por Deus  e que leva o homem a ter um encontro com Deus por meio da  oração 
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.  (II Crônicas 7:14)
Esta passagem bíblica leva o homem a ser intimo com Deus, mas a verdadeira oração só aparece quando você responde ao chamado de Deus. A certeza que somente com oração pode-se chegar a Deus porque precisamos ser cheio de Deus e somente em comunhão e oração para isso acontecer o fortalecendo estar no Senhor.
CONCLUSÃO
Conclui-se que a perseverança é essencial para o crente receber as bênçãos da parte de Deus. Com perseverança intercedendo e suplicando pela intervenção divina, Ele honrará o que intercede por salvação de vidas Hb.7;25. A oração é a maior evidência de uma fé verdadeira. É a demonstração de que a alma busca um contato com Deus, em quem ela crê. A oração cria uma comunhão real e estabelece um vínculo entre Deus e seus filhos. A Bíblia expõe muitos exemplos de oração. O exemplo da oração de Jesus é o mais instrutivo. O segredo da vitória de Jesus estava na oração.Jesus com seu exemplo, nos orientou na prática da oração. Ensinou aos discípulos, com palavras, aquilo que já lhes havia ensinado com o exemplo. E por assim ser, qualquer estudo da doutrina da oração na vida do crente teria de começar, necessariamente, com a oração observada na vida e nos ensinamentos de Jesus.











REFERÊNCIAS

Bíblia de Estudo Pentecostal
Lições bíblicas CPAD 1996
Lições bíblicas CPAD 2004
Teologia Bíblica da Oração – Robert L. Brand e Zenas J. Bicket
www.terradosmilagres.com.br





 

1. INTRODUÇÃO

Com base nas próprias Escrituras, observa-se que é uma ordenança e um ensinamento do próprio Cristo em fazer de cada um de seus seguidores, homens e mulheres que exerçam a autoridade que lhes foi dada utilizando-se da oração como uma arma para vencer todas as investidas do nosso maior inimigo: Satanás. Em Mateus capítulo IV, faz referência ao confronto que o próprio Cristo teve com Satanás e o venceu resistindo aos seus argumentos e perseverando no propósito que tinha em ser alimentado pelo próprio Deus. Ao analisar tal situação, o homem e a mulher de Deus precisa ter o discernimento do Espírito para entender que o alvo de Satanás é exercer poder sobre todos, mas a exemplo de Cristo, precisamos permanecer firme, olhando direto para o autor e consumador da vida e vencer todas as batalhas que virão.
Todo cristão deve ter uma vida de oração. Isso é Bíblico. O próprio Senhor Jesus orava. Ainda em Mateus 4:2 lê-se que Ele passou um período de quarenta dias recolhido em um monte em constante oração.  O mesmo Senhor incluiu em suas recomendações no Sermão da Montanha (Mateus 6:16-18) e deu o seu exemplo, se desprovendo de tudo a favor da humanidade. Isso demonstra, que a oração intercessória com a correta motivação trará resultados:  “e teu Pai, que vêm em secreto, te recompensará” (Mateus 6:18).
 Fazendo referências ainda sobre oração, em Lucas 5:35, Jesus afirmou que após a sua partida os seus discípulos teriam a necessidade de estarem sempre vigilantes em oração, fortalecendo-se assim o espírito. Ao analisarmos o Novo Testamento, observa-se que o mesmo é composto de um grande arsenal de referências sobre a importância de o cristão estar em comunhão com Cristo. Além do que é citado nesse versículo, a Bíblia nos apresenta uma galeria de homens e mulheres de Deus que praticaram tais ordenança:  Moisés (Êxodo 34:28; Deuteronômio 9:9, 18), Davi (2 Samuel 12:16), Esdras (Esdras 8:21-23), Neemias (Neemias 1:4), Ester (Ester 4:16), Daniel (Daniel 9:3), Ana (Lucas 2:37), dentre outros.
Por tudo isto não resta dúvidas que a oração, é prática necessária para os crentes poderem crescer espiritualmente e para que a Igreja alcance excelência no exercício de seus ministérios. A liderança que cresce é aquela que está em sintonia com o sobrenatural de Deus, através da concordância do homem na Terra com o seu Mestre: “aquilo que ligares na terra, também será ligado no céu”. Dentro desta argumentação bíblica, o presente trabalho tem como objetivo maior disseminar na vida de cada discípulo, a importância da oração como prática efetiva e diária para sustentação do mover do Espírito de Deus nas suas vidas e fortalecimento do corpo de cristo. “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei”. (Ez 22:30). Baseado nesse versículo faz-se necessário uma análise sobre a importância da oração intercessória, sua base, e os seus efeitos na vida daquele que intercede e na vida do que recebe a intercessão, tanto para obter a resposta de uma causa apresentada, como para um crescimento espiritual e o encontro do homem com Deus.
2 O QUE É A ORAÇÃO
A oração é a vontade de Deus dentro de cada um para manifestar na vida do homem para que Deus se mova de tal modo que sua vontade e propósito divino sejam cumpridos nas suas vidas, fazendo que se reconheçam suas falhas e sua necessidade de salvação.
2.1 O Crescimento espiritual por meio da oração
O crescimento da igreja nos dias atuais tem se tornado visível em todas as esferas da sociedade. A espiritualidade do homem é vista como algo necessário para o encorajamento a superar as próprias expectativas, porém tudo isto está acontecendo porque o cristão se apossou da autoridade que possui através do poder da oração intercessória.
2.2 A base e os tipos de oração
Ter um coração limpo diante de Deus trabalhado pelo Espírito Santo, convencendo-se que depende de Deus e do poder d’Ele.
E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.  (Romanos 8:26).
Assim como existiam vários tipos diferentes de sacrifícios que o sacerdote oferecia a Deus (Lev. 2-6) também a oração precisa ser entendida em como ser apresentada a Deus por diferentes tipos:

a) Oração de Ações de Graças – (Jo. 11.41; Sl. 35.18, 50.23, 69.30; Jr. 33.11; II Co. 4.15; Ef. 5. 4,20; Fp.4.6) – atitudes ou atos de gratidão não é simplesmente dizer obrigado, mas a expressão de um coração agradecido.
 
b) Oração de Louvor – (Mt. 6.13c; Sl. 18;19; 75; 81; 84) – Significa elogio. Aplicando a Deus é justamente elogiá-LO por tudo quanto Ele fez e é.

c) Oração de Adoração – (I Cr. 29.10-12; Ne. 9.5-6) - O homem foi criado para adorar ao Criador – (Ef. 1.5-12), e nunca estará completo se não for nesta posição. Neste tipo de oração estão envolvidas quatro atitudes: quebrantamento, humildade, amor e dádiva.

d) Oração de Petição ou Súplica – É o tipo mais comum; arriscamos dizer até que na maioria das vezes não fazemos outro tipo de oração. Mas o Senhor Jesus a ensinou (Mt. 7.7; Jo. 14.13,14 e 16.23,24) e seus apóstolos também.(Fp. 4.6; Tg. 4.2,4; I Pe. 5.6,7).

e) Oração de Dedicação – (Gn. 22.1-18; Mt. 26.39). É uma oração que expressa renúncia, quando estamos em conflito em relação à vontade de Deus voluntariamente nos consagramos e começamos a orar “se for a Tua vontade” e chegamos a dizer: “Pai, eu consagro a Ti o meu livre-arbítrio”.

f) Oração de Entrega – Quando os ataques do mundo coincidem com os da carne, resultando angústia, frustração e desânimo, gerando um conflito entre o homem interior e o homem exterior, e a preocupação parece não ter fim, é a hora de entregar tudo ao Senhor, tomar os fardos e colocá-los ao pé da cruz e descansar n'Ele – (Sl. 37.5; Lc. 23.46; Fp. 4.6,7; I Pe. 5.6,7).

g) Oração de Intercessão – (Jo. 17.9). É tomar o lugar de alguém numa necessidade ou problema, pleiteando a sua causa como se fosse própria. Esta é uma arma muito eficaz na batalha espiritual. Quando alguém está desanimado e até pensando em desistir de seguir a Jesus, levanta-se o intercessor – (Jr. 1.12). A intercessão muda as circunstâncias - (Gn. 18.22,23). Ela faz parte do viver diário dos santos (Ef. 6.18).

Podemos citar outros tipos de oração como de consagração, de renúncia, de libertação, de guerra, etc. precisamos oferecer o sacrifício específico para o momento específico porque orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento. (I Cor. 14:15 ). A Bíblia também nos adverte em não falar o nome do Senhor em vão. Precisamos ter atitudes necessárias ao orar, pedindo alguma benção: Fé e Persistência. (Mt.21.22;), (Mc11.23,24;), (Hb. 4.16), (Lc. 18.1-7)


:


2 INTERCESSÃO E INTERCESSOR
A intercessão é o momento do derramar do Espírito Santo ao entrar na presença de Deus e interceder por alguém ou determinada situação contraria a vontade de Deus "E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho." (João 14:13). É a ação de orar por outras pessoas.
O papel de mediador em oração era prevalente no Velho Testamento (ex: Abraão, Moisés, Davi, Samuel, Ezequiel, Elias, Jeremias, Ezequiel e Daniel). No entanto, Cristo é retratado no Novo Testamento como o intercessor supremo; e por causa disso toda oração cristã se torna intercessão, já que é oferecida a Deus através de Jesus Cristo. Jesus acabou com a distância que existia entre nós e Deus quando Ele morreu na cruz. Ele foi o mais importante mediador (intercessor) que já existiu. Por causa disso podemos agora interceder em oração a favor de outros cristãos, ou pelos perdidos, pedindo a Deus que lhes conceda arrependimento de acordo com Sua vontade. "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1 Timóteo 2:5). "Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós" (Romanos 8:34).
A Bíblia nos dá um exemplo de um homem que tinha muita ousadia, que mesmo em terra estranha, não se intimidou com os decretos estabelecidos pelo rei Nabucodonosor. Esse perfil é do jovem Daniel, cap. 9, onde ele orou pelo seu povo, o qual tinha abandonado a Deus. Sua oração contém todos os elementos de oração intercessória verdadeira. É em resposta à Palavra de Deus (v. 2); caracterizada por fervor (v.3) e auto-recusa (v.4); identificou-se humildemente com o povo de Deus (v.5); foi fortificada através de confissão (v.5-15); era dependente do caráter de Deus (v. 4,7,9,15); e tinha como objetivo principal a glória de Deus (v.16-19). Como Daniel, os cristãos devem se aproximar de Deus em oração a favor de outras pessoas com uma postura triste pelo pecado e com arrependimento, reconhecendo nossa indignidade e com uma atitude de auto-recusa. Daniel não é arrogante ao se apresentar diante de Deus, fazendo de sua oração uma exigência. Ele se aproxima de Deus e diz: "Sou um pecador", o que na verdade quer dizer: "não tenho o direito de exigir nada". Oração intercessória verdadeira procura não só conhecer a vontade de Deus e ver uma resposta satisfatória, mas vê-la realizada quer nos beneficie ou não, qualquer que seja o custo. Esse tipo de oração procura dar glória a Deus, não a nós mesmos, sempre em favor de alguém. Dentro desse aspecto, observa-se que é dever de todo cristão  oferecer orações intercessórias: todos em autoridade (1 Timóteo 2:2); pastores (Filipenses 1:19); a Igreja (Salmos 122:6); amigos (Jó 42:8); os que não são salvos (Romanos 10:1); os doentes (Tiago 5:14); inimigos (Jeremias 29:7); aqueles que nos perseguem (Mateus 5:44); aqueles que nos abandonam (2 Timóteo 4:16); e enfim, por todos os homens (1Timóteo 2:1).
2.1 Ministérios de Intercessão
Há uma ideia falsa no Cristianismo contemporâneo de que aqueles que oferecem oração intercessória por outras pessoas são uma classe especial de super-Cristãos, chamados por Deus para um ministério de intercessão. Na Bíblia deixa bem claro que todos os Cristãos são chamados para serem intercessores. Todos os Cristãos têm o Espírito Santo em seus corações e, da mesma forma como Ele intercede por nós de acordo com a vontade de Deus (Romanos 8:26-27), devemos interceder uns pelos outros. Isso não é um privilégio limitado apenas a uma elite Cristã exclusiva; esse é um comando para todos. Não oferecer oração intercessória a favor de outras pessoas é pecado. “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós...” (1Samuel 12:23). Com base nessa afirmação, temos como exemplo Pedro e Paulo, pedindo a outras pessoas para intercederem por eles, sem limitar seus pedidos àqueles com um chamado especial à intercessão. “Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele” (Atos 12:5). Toda a igreja estava orando por ele, não apenas aqueles com o dom de intercessão., Paulo exorta os Cristãos.
Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.(Ef. 6: 16 -18).
Paulo pediu por oração a todos os Cristãos Romanos a seu favor: “Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor” (Romanos 15:30). Ele também pediu aos Cristãos da igreja de Colossos para intercederem por ele:
Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado (Colossenses 4:2-3).
Na Bíblia não há nenhum lugar onde pedidos de oração por intercessão é mérito para apenas certo grupo de pessoas. Ao contrário, aqueles que pedem por intercessão vão se beneficiar de todas as orações por eles oferecidas! A ideia de que intercessão é o privilégio e chamado de apenas alguns Cristãos não tem nenhuma base bíblica. Pior ainda, é uma idéia muito destrutiva que pode levar ao orgulho, um sentimento de direito e Gnosticismo. Todos podem fazê-la. Davi diz no salmo 41 que o Senhor se inclina para ouvi-lo, e esse mesmo Deus não mudou, ele continua sendo o mesmo, se inclinando para ouvir as nossas petições.
Biblicamente cristo está fortalecendo o desejo de estarmos na presença de Deus pois a oração do intercessória é um dos pilares mais importante dentro da igreja, é o momento em que só o Espírito vence a carne porque interceder é colocar-se entre satanás e sua força de destruição a favor daquele a quem ele quer destruir. Interceder é também um ato de amor para livrar o oprimido colocar-se diante de Deus com petições por alguém que carece da salvação e através da oração gerando filhos espirituais. "admoesto-te, pois, antes de tudo, que use a prática de súplica, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;" (I Timóteo 2 :1)
2.1 Propósito da oração intercessora
A intercessão é um dos maiores atos de amor que o cristão pode demonstrar em favor de seus semelhantes, independentemente de sua natureza pecaminosa e de toda e qualquer circunstância. Um dos maiores propósitos para que Deus restaure seu povo, livre as pessoas do perigo, sejam curadas física e espiritualmente. “oração e louvor é a suprema linguagem do amor”. (Bíblia da mulher que ora. Pg.15).
Capacita pessoas com autoridade no crescimento da vida cristã e obra pela salvação do próximo e para que todos louvem a Deus. (Sl 67-3-4) tudo o que a Bíblia revela sendo a perfeita vontade de Deus e um motivo apropriado para oração de interseção e entregando-se totalmente diante de Deus pode-se conseguir e conquistar  aquilo que já estar proposto  por Deus  e que leva o homem a ter um encontro com Deus por meio da  oração 
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.  (II Crônicas 7:14)
Esta passagem bíblica leva o homem a ser intimo com Deus, mas a verdadeira oração só aparece quando você responde ao chamado de Deus. A certeza que somente com oração pode-se chegar a Deus porque precisamos ser cheio de Deus e somente em comunhão e oração para isso acontecer o fortalecendo estar no Senhor.
                     

















CONCLUSÃO
Conclusão que a perseverança é essencial para o crente receber as bênçãos da parte de Deus. Com perseverança intercedendo e suplicando pela intervenção divina, Ele honrará o que intercede por salvação de vidas Hb.7;25. A oração é a maior evidência de uma fé verdadeira. É a demonstração de que a alma busca um contato com Deus, em quem ela crê. A oração cria uma comunhão real e estabelece um vínculo entre Deus e seus filhos. A Bíblia expõe muitos exemplos de oração. O exemplo da oração de Jesus é o mais instrutivo. O segredo da vitória de Jesus estava na oração.Jesus com seu exemplo, nos orientou na prática da oração. Ensinou aos discípulos, com palavras, aquilo que já lhes havia ensinado com o exemplo. E por assim ser, qualquer estudo da doutrina da oração na vida do crente teria de começar, necessariamente, com a oração observada na vida e nos ensinamentos de Jesus.

REFERÊNCIAS

Bíblia de Estudo Pentecostal
Lições bíblicas CPAD 1996
Lições bíblicas CPAD 2004
Teologia Bíblica da Oração – Robert L. Brand e Zenas J. Bicket
www.terradosmilagres.com.br





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário