domingo, 4 de dezembro de 2011

SURGIMENTO DO TEATRO EM CAXIAS - MARANHÃO

Teatro em Caxias
 No ano de 1843 os caxienses inauguraram o seu primeiro teatro, denominado Harmonia, aproveitando-se da espaçosa residência de propriedade do cidadão Manuel José Fernandes Bastos.
 O Teatro Harmonia tinha 32 camarotes, em duas ordens e, no centro, ficava a tribuna de honra, destinada ao Juiz de Direito da Comarca. A plateia era constituída de 120 cadeiras e o palco contava 27 palmos de largura, 17 de altura e 40 de fundo. Aí houve a apresentação do que melhor se podia falar entre as companhias teatrais da época, funcionou até 1870, quando a Sociedade que a constituíra foi dissolvida. Fechada a Casa, abria as portas apenas para algumas companhias ambulantes que por ali passasse.
 Por volta de 1890 dava-se início à construção de um novo teatro, desta vez feita em prédio próprio com a participação dos poderes públicos, e ficava situado na Rua Aarão Reis. Sua capacidade era cerca de 500 a 600 espectadores e pertencia a sociedade denominada Phenix Dramática. Como o primeiro, o tempo e a desassistência o liquidaram-no.
                                                  
                     
 Caxias a princesa do sertão. 1998 - 2007
  WebMaster - Eziquio Barros Neto
   São Luis - Maranhão
  Contato: webmaster@caxiasmaranhao.com.br
   www.caxiasmaranhao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário