quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Homens Como Instrumentos Influenciadores


Homens Como Instrumentos Influenciadores
Daniel 1.8

  1. Curiosidades.
§         Significado do nome – Deus é Juiz.
§         Na Babilônia recebeu o nome de Beltessazar (que significa "Bel [deus] proteja sua vida").
§         Tempo de ministério Provavelmente chegou à Babilônia aos 16 anos e seu ministério profético duraram 70 anos.
§         Nada sabemos sobre seus pais e família, mas provavelmente ele descende de uma longa linhagem de famílias nobres judias (Daniel 1:3, 4).
§         Daniel e seus amigos (Hananias, Misael e Azarias) viajaram 800 km até babilônia em condições cruéis.

  1. Servindo a Deus no ambiente adverso (Dn 1.8).
§         Daniel aparece no contexto bíblico como um homem que determinou influenciar o ambiente adverso. Como servos de Deus vivemos em uma sociedade que não possui o temor do Senhor. Vivemos em um mundo cujo sistema é administrado pelo diabo (Efésios 2.2; 1João 5.19). Somos desafiados diariamente a influenciarmos ou ser influenciados.
§         A nossa influência no local de trabalho, no meio dos colegas, na forma de fazer negócios, deve antes de tudo, ser uma tomada de posição diante de Deus “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei...”.
§         Perceba que a tomada de decisão de Daniel fortaleceu os seus colegas. Às vezes, servos de Deus acabam influenciando no local de trabalho pessoas mais novas na fé, que concluem que o curso das coisas é assim mesmo ou que aquela é uma atitude correta.
§         Qual foi a base da decisão de Daniel? A Palavra de Deus. Daniel era um judeu. Ele aprendera deste cedo os mandamentos divinos. Sabia o que era permitido e aquilo que não era. Ninguém pode influenciar se não tiver uma base divina na vida.
§         Qual é o seu nível de influencia cristã no seu local de trabalho? Seus superiores e colegas lhes reconhecem como servos de Deus. Hoje é o dia de você se levantar como um Daniel neste mundo sem Deus. Decida hoje que a palavra de Deus será a única coisa que determinará o certo ou o errado na sua vida, não importando o que o mundo pense!
§         No contexto de Daniel havia vícios e hábitos que um servo de Deus não podia participar.
§         Veja que Deus exalta sempre o obediente. Daniel 1. 15, a benção sobre Daniel e seus amigos era visível. Todo mundo verá a glória e a benção do Senhor sobre sua vida.

  1. Exercendo o profissionalismo como servo de Deus.
§         Daniel e seus amigos se tornaram homens de confiança do rei. Numa terra estranha, como escravos, foram exaltados pelo Senhor.
§         Havia habilidades específicas dadas por Deus àqueles homens para exercer funções no reino da babilônia. Precisamos ver nossas aptidões com bênçãos de Deus e como canais de evangelização.
§         Uma pergunta diagnóstica que devemos fazer: “Que faria Jesus nos meus passos?”.
§         Daniel passou pelo reinado de 04 monarcas (Nabucodonosor, Belsazar, Ciro e Dario). E em todos eles foi respeitado como profissional e servo de Deus.
§         Deus deseja que cresçamos no nível profissional, porém, deseja que lá onde nos coloque sejamos autênticos servos de Deus.
§         Profissionais onde o financeiro seja um servo e não um senhor.

  1. Mudando o curso natural na dependência de Deus.
§         O diabo não deixou barato a estadia de Daniel e seus amigos em babilônia. Criou várias situações para fazer desistir os servos de Deus e faze-los abrir mão dos seus princípios de vida.
§         A interpretação do sonho de Nabucodonosor foi uma situação para lhes tiraria a vida (5.13). Deus estava por detrás de tudo aquilo para empurrar Daniel e seus amigos para a excelência naquele país. Era um teste para dependência no Deus que tudo sabe.
§         No capítulo 3, revela a regência de idolatria adorada naquele país. Veja que os servos de Deus receberam outros nomes na babilônia (Eram nomes dos deuses daquele povo – Dn 1.7). Eles poderiam negociar sua fé, mas permaneceram fiéis. Quantos fazem negociações e perdem autoridade! Ás vezes são subornos ou ganhos ilegítimos. Em 3. 25-27, mostra o livramento divino para os seus servos. Deus sempre nos livra quando somos fiéis, uma perda por causa Dele será compensado por coisa maior.
§         O capítulo 5 mostra o teste de um profeta falar o que precisa falar diante de um monarca que estava se embriagando com os utensílios do santuário de Deus. Deus honrou a palavra do profeta e Babilônia foi conquistada pela pérsia naqueles dias.
§         O capítulo 6 nos fala da cova dos leões. Um teste à vida de oração do profeta Daniel e também de fé. Contudo, ele permaneceu fiel ao seu Deus e aos seus princípios.
§         Testes são degraus para o crescimento dos que crêem e derrota para os descrentes e carnais.
§         Daniel passou por muitas experiências com Deus naquele país. Sua vida com Deus barrou o inferno vária vezes. Houve vezes que a oposição maligna lhe colocava em risco de vida, mas o Senhor o sustentava. Tinha uma forte vida de oração, orava três vezes ao dia.
§         Em resumo, nossa vida secular deve servir de mola para o nosso crescimento e não desvio. Os homens precisam no local de trabalho levar uma vida séria com Deus. Não podemos ser religiosos e servir ao Senhor só no templo ou quando estamos com os crentes. É em todo tempo e em qualquer lugar!
§         Daniel recebeu uma palavra divina “Tu, porém, segue o teu caminho até o fim...” (Dn 12.13). Devemos continuar servido a Deus, pois só os fiéis receberão a vida eterna.

Convivência da rede de Homens, 31/10 a 01/11 de 2009.
Ap. Paulo Jorge Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário