CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL “SEMENTE DE VIDA”
CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
PROFESSOR(A): DELMAIR
DATA:
MÓDULO - 1
EXERCÍCIOS:
Produção, Análise Semântico e Sintática de textos
Antonio de Jesus Cruz Araújo
TEXTO 1
1- Pesquisar
sobre um texto bíblico que seja narrativo:
R - Atos 2: 1-4, que
narra o dia de pentecostes e fala tudo como aconteceu detalhadamente.
Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos
reunidos no mesmo lugar.
De repente veio do céu um som como de um vento
impetuoso e encheu toda a casa onde estavam assentados e apareceram
distribuídas entre eles línguas como que de fogo e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e
passaram a falar em outras línguas segundo o Espírito lhes concedia que
falassem.
ANALISE
SEMÂNTICA
Texto narrativo. O enredo
é organizado de forma seqüenciada, onde os fatos são narrados seguindo uma
lógica. O narrador não se apresenta como personagem do texto, podendo assim ser
denominado narrador observador. No segundo parágrafo existe uma colocação na
frase que pode ser substituída por outra expressão: “... como que de fogo”.
SINTÁTICA:
O texto possui palavras
com:
Dígrafos: assentados,
encheu, passaram.
Palavras dissílabas:
todos, mesmo, como, vento, toda, casa, onde, fogo, entre, etc.
Paroxítonas: Pentecostes,
assentados, passaram, etc.
Verbos: estavam,
apareceram, pousou, ficaram (pretérito)
Encheu (presente do
indicativo).
Substantivo próprio:
Espírito Santo.
TEXTO 2
2- Descrever
os primeiros dias na escola;
R - No
meu 1º dia de aula, vi muitas crianças contentes, muitos pais com seus filhos,
a professora toda arrumada, a sala com os bancos todos alinhados e senti muita
ansiedade por chegar e sentar no meu lugar, mas um sentimento de tristeza me
deixou marcas por muito tempo. Meu pai não estava presente neste dia tão
importante. Por isso, esse dia foi o pior e o melhor dia de minha vida. O pior,
porque todos os alunos foram levados por seus pais e eu, além de ir só, levei
os livros em um saco de japonesa. O melhor, porque todo mundo pegou bolo, menos
eu. Em compensação, no 2 º dia fui o campeão de “bolo”, para aprender a contar
de 1 a 10.
ANÁLISE
Semântica
Texto
narrativo descritivo
Características
físicas: é um texto coerente, que narra fatos de forma seqüenciada, linear, com
começo, meio e fim. O narrador é a personagem principal do texto, pois conta a
sua experiência do 1º dia de aula.
Psicológicas:
Seus sentimentos são demonstrados no enredo, como a ansiedade do autor ao
chegar na escola e sentar-se em seu lugar, sua tristeza pela ausência do pai e
sua alegria por não ganhar “bolo”.
Sintática
Na
narrativa, os verbos estão no pretérito, por se tratar de algo que já
aconteceu. Ex: vi, senti, deixou, estava, foi (verbo ser), foram, levei, pegou,
fui. Observa-se a presença no inicio do texto, do pronome possessivo meu.
Também são usados muitos adjetivos: contente, arrumada, alinhados, pior,
melhor.
Substantivos
abstratos: alegria, tristeza, ansiedade.
TEXTO 3
3- Elabore um texto sobre
O Poder da Palavra.
A palavra falada tem um alto valor psicológico e
espiritual. Às vezes falamos sem pensar e dizemos coisas que podem destruir. Há
palavras que constroem, é como a palavra de Deus. Ex: Todas as coisas foram
feitas por intermédio da Palavra. “... haja luz, e houve luz”.
A palavra que destrói, é aquela que quando você
fala, ela tem o poder de destruir um sonho, uma vida, um sentimento, um
casamento, um relacionamento e assim por diante, porque quando você fala, ela
bate como uma pedra sobre o emocional da pessoa que a ouve e se transforma em
uma placa bloqueadora nos desejos e nos sentimentos da pessoa. Se você faz uma
crítica a alguém, se for construtiva, ela tem o poder de animar a pessoa, mas
se for destrutiva, tudo o que foi planejado será destruído, deixando ainda
marcas profundas na vida da pessoa.
Todavia a palavra pode ser criadora ou
destruidora, tanto é que Jesus disse que por nossas palavras seremos julgados.
A palavra ao ser pronunciada, tem o poder de atingir tanto quem a ouve, quanto
a que fala, pois uma fonte não pode jorrar da mesma abertura água doce e
salgada.
ANÁLISE
Semântica:
Texto dissertativo
A idéia principal do
texto está centrada no poder que a palavra exerce sobre a vida de alguém.
O processo de raciocínio
vai do particular para o geral.
Existem exemplos e
comparações. Não possui citações e nem esquemas. Apresenta frases longas, na
maioria das vezes, dividindo parágrafos.
O nível da linguagem
obedece à norma culta.
Sintática
O texto apresenta frases
que transmite as idéias de forma clara.
Os verbos são usados em
vários tempos:
Presente – tem, falamos
Pretérito – foi, foram,
Futuro - seremos, será.
Adjunto adverbial:
Negação - não
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