CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL “SEMENTE DE VIDA”
CURSO: BACHAREL EM TEOLOGIA
* Ednalva da Cruz Chagas
** Reginaldo Viana Chagas
RESUMO
É de suma necessidade fazer uma abordagem
sistemática sobre a educação infantil no contexto cristã e social, mostrando a
importância do ensino cristã para a vida, bem como o investimento que precisa
ser feito para proporcionar um trabalho de qualidade. Através do ensinamento
cristão pode-se construir um futuro sólido para a Igreja, pois são através das
redes e/ ou escolas bíblicas dominicais que os pequeninos são ensinados a terem
fé e crer no Senhor Jesus. Nesse contexto observa-se que a criança na fase
adulta só irar externar o aprendizado que teve de 0 a 6 anos, pois segundo a psicologia é nesse período
que se forma a personalidade da criança. Muitas das dificuldades que temos são geradas
na fase da infância por que não somos trabalhados nessa faixa etária. Por isso
a Igreja não pode cruzar os braços, diante dessa situação devemos oferecer um
ensino articulado, que motive para uma conquista de excelência destas crianças.
_______________
* Bacharelando em Teologia pelo CFMSV, 2008.
** Policial
Militar-PMMA, Bacharelando em Teologia pela CFMSV, 2008.
INTRODUÇÃO
A educação infantil cristã se consolidada
pode contribuir de forma significante para a construção de uma sociedade ética
e estruturada. Haja vista, que a mesma está sofrendo as conseqüências da
inversão dos valores, e a Igreja por trabalhar os princípios bíblicos para
formação do caráter cristão, facilita a compreensão por parte dos pequenos do
que é certo e do que está errado. Nesse contexto, a Igreja tem uma grande
responsabilidade, pois é o único órgão que ainda valoriza os princípios de Deus
e por isso devem ser sensíveis as necessidades que surgem na sociedade, pois é
deve ser um dos compromissos da igreja mostrar para a sociedade que o
ensinamento de Jesus ainda é válido nos dias de hoje, quando colocado em
prática fazem a diferença na vida das pessoas.
O presente artigo está dividido nas
seguintes partes. A primeira parte aborda a Educação Infantil e a formação
cristã, onde se buscou uma sistematização mesmo dentro da Igreja, na sociedade
e na família, vindo seguidos do segundo parte que trata da Educação Infantil X
Educação secular mostrando que devemos trabalhar as duas em conjunto. E por fim a terceira que fala da Educação Infantil
cristão: Base para uma vida de fé. Nesse item procurou-se uma abordagem que
enfatiza as faixas etárias, bem como as características que as crianças
apresentam enfatizando também o papel do professor e a importância da
evangelização. Nesse contexto buscou-se mostrar a importância da Educação
Cristã para a formação do caráter cristão, bem como a contribuição que pode ser
dada na formação dos novos Crentes da Igreja, pois as crianças de hoje serão os
adultos.
A EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO
CRISTÃ.
A educação infantil é um assunto que vem
sendo abordado com muita ênfase nos últimos anos por se tratar do início da
vida educacional da criança, por ser a base da construção do caráter, sendo
assim, os valores são aplicados com maior eficácia. Portanto, deve ser
trabalhado com muita sinceridade e compromisso.
Por muito tempo a família foi o centro da
educação dos filhos, que eram formados de acordo com a profissão dos pais. Com
a modernização esses valores foram sumindo, os avanços da sociedade tiveram uma
grande influência na educação atual, as mães deixaram seus afazeres do lar
partiram para o mercado de trabalho com o propósito de viverem melhor e
aumentar a renda familiar. As conseqüências chegaram mais cedo do que se
esperava. As mudanças causaram bons impactos, as mulheres conquistaram seu
espaço na sociedade através de sua profissionalização, porém perderam-se os
valores mais primordiais, tais como: respeito, disciplina, amor ao próximo
dentre outros.
Na nova estrutura familiar os filhos são
criados somente por mães e avós ou só por pais. A família tradicional anteriormente
conhecida perdeu o seu padrão de pai, mãe e filhos na sociedade globalizada. Os
pais passam mais tempo no trabalho do que com seus filhos, entregando-os às babás,
isso tem causado um caos, onde os mesmos não têm condições de oferecer aos filhos
o que realmente interessa que é dar amor e carinho, pois a família é o berço da
educação, tudo que seremos na idade adulta é construído no âmbito familiar.
Nesse contexto a escola por sua vez passa ter um papel importante na educação
dos pequenos, pois hoje se tornou responsável pela formação da criança em seu
sentido mais amplo, no entanto sabe-se que a família está passando toda a sua
responsabilidade para a escola no âmbito secular e à igreja que é o âmbito
espiritual, o que não está correto, pois as mesmas são a somente uma
continuidade da formação oferecida pela família.
Na educação cristã, o educador deve ser
sensível às necessidades urgentes de seres tão frágeis que são bombardeados pelas
influências da sociedade que declinou seus valores. A educação é um ato que se
manifesta desde a formação do ser, no seu habitat. Com respaldo diz o Senhor à
Moisés: “E estas palavras, que hoje te ordeno
estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado
em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”.(Dt.6:6-7)
A criança de 0 a 6 anos é o período em que acontece a formação da
personalidade, o desenvolvimento emocional, cognitivo e o crescimento
sensório-motor da criança estão em ampliação e necessitarão de uma atenção
maior por parte, tanto da família quanto da Igreja.
“Afirma que [...] educar é realizar a mais bela e complexa arte da
inteligência. Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas. Educar
é ter esperança no futuro, mesmo que jovens nos decepcionem no presente. Educar
é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um garimpeiro que
procura os tesouros do coração”.
(Cury, 2003; p 9)
Educar não se limita somente a ensinar,
mas, amar expressando carinho, atenção e compreensão, é também estabelecer
limites e corrigir, pois assim se constrói a formação ética e moral do
indivíduo. É necessário estar atento às crianças da faixa etária inicial, pois segundo
a psicologia os hábitos formam o caráter, os brinquedos acabam, mas o que fica
é a palavra de Deus. A Bíblia nos afirma: Educa
a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará
dele, (Pv. 22:6).
EDUCAÇÃO
INFANTIL X EDUCAÇÃO SECULAR:
No âmbito evangélico a formação de
valores cristãos vai além das limitações humanas, está ligado à ação do
Espírito Santo na vida das crianças, fato que só será possível se a criança for
estimulada a confiar em Deus. A moral e a ética formam parceria e até sobrepõem à
formação cultural. A família e a igreja precisam estar em harmonia com os ensinamentos
que são repassados aos pequenos logo no início de sua fé cristã, Tratando-se da
educação infantil diz o sábio escritor de obras infantis que criou a paráfrase
de (1Co. 13.11).
“Quando eu era menino, falava como menino, entendia como menino, quando
me tornei um homem desisti dessas coisas infantis, mas o homem em que me
transformei foi formado na meninice e essa formação permanece para sempre.”
(Wangerin Jr. 2008, p.14).
A igreja deve oferecer as crianças uma
estrutura adequada para que possa haver aprendizado por parte das mesmas. O
ambiente é de suma importância, segundo Ferreira (2000; 116) é preciso que
atenda a determinados critérios tais como:
§
O local de
ensino deve ser confortável e atraente, possuir salas com uma boa circulação de
ar e iluminação, lugares apropriados para sentarem;
§
A quantidade de
crianças também deve ser compatível ao tamanho do ambiente;
§
A organização do
ambiente deve favorecer ao tipo de trabalho que o líder vai realizar;
O educador cristão de forma alguma deve fugir
da responsabilidade de prepará-los para viverem num mundo globalizado cuja
ênfase é a busca por mais conhecimento, essa missão, que apesar de difícil, tem
de ser integralmente cumprida, a fim de que eles destaquem-se como testemunhas
do autor da fé para chegarem ao que consta nos Escritos Bíblicos: “Até que todos cheguem à unidade da fé, e ao
conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa
de Cristo”. (Ef 4: 13).
Na formação do caráter, os pequenos
dependem da orientação fundamentada na bíblia sagrada e uma visão correta dos
parâmetros escolares. Após pesquisa
acurada do sentido que seja caráter numa visão simples dada por Bentes (2008;
p.74) “Modo de ser e agir de um individuo, firmeza de atitudes e que podem ser
alterados e se constituem a partir das relações familiares, ambientais,
pedagógicas e sociais e onde a psicologia melhor funciona é no lar”. O fruto do
Espírito contribui abundantemente na formação do caráter da criança e se
desenvolve de acordo com seu crescimento e varia conforme seu desenvolvimento
físico, mental, social e espiritual. A partir daí cada criança cresce nesses quatros
aspectos. O evangelho de (Lucas 2:52) Jesus crescia;
- “Em estatura” (crescimento físico);
- “Em sabedoria” (crescimento mental);
- “Em graça diante dos homens” (crescimento social);
- “Em graça diante de Deus” (crescimento espiritual);
.A disciplina não é um assunto de
interesse exclusivo do educador. Os pais e familiares devem contribuir para a
sua aplicação. Pois a mesma serve para preparar a criança, enfrentar problemas
em relação ao pecado e a própria vida social, na qual todas as atividades são
hierarquizadas, e onde sem disciplina só existe confusão, tumulto e anarquia. A
criança torna-se educada à medida que é disciplinada pelo adulto. Segundo
(Ferreira, 2000; p115) a aplicação da disciplina:
§
Promove a
formação equilibrada de uma criança saudável, pois ela é tanto intelectual
quanto social;
§
Prepara uma criança
capaz de aperfeiçoar-se;
§
Forma uma
criança de caráter.
§
Favorece o surgimento de crianças conscientes,
capazes de se integrarem à vida social sem problemas;
EDUCAÇÃO
INFANTIL CRISTÃO: BASE PARA UMA VIDA DE FÉ.
O Desenvolvimento da fé
nas crianças inicia-se dentro do lar e se consolida na igreja, através das
programações e atividades especialmente feitas para elas, através das redes e
escolas dominicais. No entanto para que tudo isso ocorra é necessário que
tenhamos conhecimentos das faixas etárias, bem como o que acontece dentro de
cada uma delas. Segundo a autora Bentes (2008; p. 74) a criança passa várias faixas
etárias das quais podemos citar:
·
De 1 a 3 anos – Nessa fase a criança aprende através de
encenações de histórias Bíblicas.
·
De 3 a 4 anos – É a fase dos relacionamentos significantes
(Professores, Pastores e Família), interessam-se por Deus.
·
De 5 a 6 anos – Compreendem o conceito de Deus como “O
Criador”.
·
De 7 a 8 anos – Estabelecem conceitos de certo e errado.
·
De 9 a 11 anos – Correspondem ao ensino sobre o caráter de
Deus.
·
De 12 anos –
Precisam de apoio constante e orientação espiritual profunda.
De posse dessas informações podem-se
planejar cultos e atividades atrativas que prendam a atenção dos mesmos em
relação à palavra. Pois toda criança gosta de ir à igreja principalmente quando
esta lhe proporciona um ambiente agradável, e são tratadas com amor. Se não
houver interesse elas também percebem, por isso existe a necessidade de
tratá-las bem e ensiná-las o caminho que devem andar.
O papel do professor nesse contexto é
planejar, organizar atividades e elaborar um cronograma que viabilize sua
prática pedagógica, pois é de competência do mesmo criar estratégias que
estimule a criatividade dos seus alunos. É preciso discipular a criança com
valores centrados nos ensinos de Jesus (Mt. 28.19-20a), pois em seu ministério
sempre enfatizou as crianças como exemplo para os adultos.
A evangelização de crianças deve ser uma
prioridade em casa e na igreja. Jesus usou as crianças como ilustração de fé e lealdade a muitos e de humildade (Colocando-se sob a autoridade
de Deus), requisito importante para quem fizer parte do Seu Reino. Mesmo que
Deus tenha habilitado algumas pessoas para o ensino dos infantes, todos nós
temos a responsabilidade de educá-los nos seus princípios, Jesus, porém, disse:
“Deixai os meninos, e não os estorveis de
vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus”. (Mt. 19: 14) e não há
referências nos textos Bíblicas sugestões que, crianças são incapazes de
responder a Deus, de louvá-lo, adora-lo, crer ou dar graças por tudo, de fato
Jesus enfatiza que vindo ao Pai às crianças não devem agir como adultos, mas
pelo contrário, os adultos e que devem tornar se como crianças.
A criança que, desde sua infância é
educado nos princípios Bíblicos terá maior possibilidade de ser um adulto com
maturidade, cristão apaixonado por Deus, comprometido com Ele, que não se deixa
confundir e ser levado por qualquer “vento
de doutrina”. A criança possui um enorme potencial evangelístico, se bem
instruído será um instrumento eficaz, tanto na evangelização de crianças quanto
de adultos. Por isso deve o educador e a família cultivar os bons hábitos nas
crianças, semear em seus corações o amor e a palavra de Deus, usando métodos
adequados à sua faixa etária para que eles venham a amar a Deus e servi-lo. Há
que se cultivar essa semente preciosa para se colher bons frutos. Deve-se com
muita responsabilidade, desenvolver a base da fé na criança, pois é o alicerce
da igreja forte.
CONCLUSÃO
As crianças são alvos de todo tipo de
investimento que vai desde a construção de brinquedos com imagem de deuses
pagãos até a veiculação das suas ideologias. Diante dessa situação não podemos
nos calar nem ao menos deixar de investir na educação dos pequenos, pois eles
são responsabilidades dos pais para a educação inicial e da Igreja na
consolidação dos conhecimentos oferecidos pela família fundamentada na palavra
de Deus.
Mediante a situação analisada, assimilar
facilmente uma cultura e jamais esquecer as experiências fortes ocorridas na
infância faz parte da natureza do ser humano. Por isso, a geração eleita
mediante o sangue de Cristo, deve se empenhar para educar crianças dentro dos
princípios divinos. Assim, quando a criança tornar-se adulta, terá menos
dificuldades de caminhar na estrada da fé. Portanto, a infância, a fase em que
se estrutura a personalidade, os pais e igreja devem utilizar todos os meios e
recursos possíveis para que a criança desenvolva uma formação cristã de caráter
adequado aos padrões divinos. “Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de
seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhes o
coração” (Cury, 2003).
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia da Mulher, Barueri-SP. SBB - Mundo Cristão. 2003.
BENTES. Joane, Seminário
de Escola Bíblica Dominical, Bacabal – Ma. CPAD. 2008.
CURY, Augusto.
Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes,
Colinas - SP, Academia de Inteligência. 2006.
FERREIRA, Débora
costa da. Evangelização e discipulado
infantil, Rio de Janeiro – RJ. CPAD, 2003.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini-dicionário da língua portuguesa.
Nova Fronteira. Rio de Janeiro - RJ. 2000
SILVA, Antônio
Gilberto da. Manual de Escola Dominical,
Rio de Janeiro-RJ. 1998.
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