sexta-feira, 15 de julho de 2011

NÃO HÁ TERRITÓRIO SEM DONO

Estudo para as células.
07 de Junho de 2011.

Marcos 5.1-14.

Introdução:
As pessoas possuem coisas. Vamos a uma loja, compramos e recebemos uma nota fiscal que confirma o nosso direito de propriedade. Por causa disto, não abrimos mão daquilo que nos pertence. No reino espiritual existe o direito de propriedade. Vemos o Senhor afirmar que possui um povo (2 Cr 7.14), e que este povo foi comprado com seu sangue (Ap 5.9). Por outro lado, verificamos o Diabo se apropriar de pessoas (Mc 1.23; Mc 5.2). Hoje, veremos a importância de conhecermos a quem pertencemos.

1.    Territórios Ocupados (Mc 1.2).
Sobre território entendemos uma área geográfica que pode significar uma pessoa, uma família, um bairro e até uma área mais abrangente.
Jesus chega a Gadara e depara-se com uma área dominada por espíritos que se expressam através de um homem possesso (aparentemente louco). Aquele homem representava que aquele território estava dominado. Hoje olhamos para as pessoas, e muitas vezes, não conseguimos perceber a realidade espiritual por detrás das mesmas. Não existe território sem dono, ou seja, não existe ninguém sem uma regência divina ou maligna. O que está por detrás de vícios, paixões, violência, intrigas, morte, etc. são na verdade espíritos malignos criando um maneira própria da pessoa se comportar.
Todos enfrentamos confrontos com a realidade maligna. O apóstolo Paulo afirma “Porque a nossa luta” (Ef 6.12a). Existem confrontos diretos, quando nos deparamos com realidades parecidas com a do Mestre (perseguição, ameaças, tentações pesadas). Porém, existem confrontos indiretos, quando muitas coisas nos tiram a atenção para o congregar, buscar o Senhor, alimentar da Palavra e assumir responsabilidade no reino de Deus. Estas ações revelam o inimigo querendo ocupar um território e muitos n.

2.    A identidade de um território (Mc 5.2-5).
O texto acima falade um homem que pertencia ao inimigo. O texto não descreve seu nome, por isso, representa tantos quantos precisam ser libertos e necessitam de Cristo.  Sua personalidade estava totalmente dominada pelo Diabo. No entanto, nem sempre fora assim, o texto fala de coisas que estava fazendo dentro da realidade da possessão, então podemos concluir que antes deste estado ele vivia em família, não vivia nos sepulcros e nem era atormentado.
O que leva uma pessoa a tal estado? As escolhas feitas sem Deus. Observamos que quando Cristo Chegou ao local fica estabelecido dois estilos de vida: O de Cristo (Discípulos libertos, presença de Deus e ambiente de louvor) e o do Diabo (Mente dominada, destruição familiar, tormento e morte). O homem chamado de Gadareno tem sua vida mudada depois de confirmar sua nova identidade. Agora ele pertence a Jesus (Mc 5.18). Estava decidido por Cristo.
A quem você pertence? Qual a identidade do teu território? Você pode afirmar que Deus está agindo em sua vida? Romanos 10.09 nos diz que podemos mudar a identidade do nosso território declarando Jesus como Senhor de nossas vidas.

3.    Mantendo o território em Deus (Mc 5.18-20).
Mais importante do que conquistar um território é mantê-lo. Jesus nos alerta sobre o fato de ganharmos uma casa limpa e deixarmos esta casa vazia (Mt 12.43,44). Saíram 6.000 demônios do Gadareno (Uma legião equivalia a 6.000 soldados romanos). O estado liberto daquele homem era agora de descanso e paz. No entanto, ninguém gosta de perder, Satanás também não. Ele tentará levar a pessoa que foi livre a viver uma vida sem compromisso com (casa vazia), sem o Senhorio de Jesus operando.

4.    Ampliando o território (Mc 5.20).
Observando a atitude do Gadareno querendo acompanhar Jesus. Jesus, no entanto, tinha um propósito mais sublime para aquele novo discípulo: Levá-lo a conquistar toda aquela região para Cristo. Ele iria expulsar Satanás daquele território. Isto nos ensina que compromisso com Deus, realizar a sua obra mantém o território de nossa vida sempre alimentada pela presença de Deus.
Conquistar vidas para Cristo deve ser o maior propósito para cada homem liberto por Jesus. Somos chamados para apresentar as boas-novas de Cristo para este mundo oprimido (Mt  11.28,29). Dá o nosso testemunho (Mc 5.20), convidar as pessoas para a reunião de célula e os cultos da igreja é outra forma de estender a ação divina. Amplie o território de Cristo na sua família e no seu bairro.

Conclusão:
Hoje temos clareza de que o objetivo do Senhor Jesus é dá vida com abundância (João 10.10). Esta vida se manifesta pela libertação. Depois do que Cristo realizou na cruz todo ser humano pode ser plenamente liberto se o desejar. A libertação acontece quando escolhemos Jesus como Senhor de Nossa vida.  Hoje você é desafiado a fazer esta escolha.

Ap. Paulo Jorge Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário